Você está em Diversos > Curiosidades

Os Índios Brasileiros

As tribos indígenas do Brasil estão classificadas de acordo com as línguas por eles faladas, assim, as tribos compõem quatro grandes grupos: os tupis, os jês, os aruaques e os caraíbas. Há também grupos menores como os nambiquaras, os guaicurus, os tucanos e outros.

Cada grupo linguístico abarca diversas tribos diferentes, assim, os tupiniquins, os tupinambás, os tamoios e os carijós encontram-se entre os tupis; os aimorés, os timbiras, os caiapós e os xavantes entre os jês; os bacairis e os pimenteiras entre os caraíbas e os aruás, os perecis e os terenas entre os aruaques.

Como os índios tupis se encontravam no litoral brasileiro e na região de São Paulo na época do descobrimento, é sobre eles e sobre a língua tupi que encontramos os maiores registros. Além disso, eles constituem as maiores recorrências na literatura do descobrimento (informativa), dos jesuítas, dos árcades e, mais adiante, na retomada do valor da cultura indígena pelos autores românticos.

Fonte: FERREIRA, Olavo Leonel. História do Brasil. São Paulo: Ática, 1981.

Como referenciar: "Os Índios Brasileiros" em Só Literatura. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 21/09/2019 às 08:22. Disponível na Internet em http://www.soliteratura.com.br/curiosidades/indios_brasil/