Você está em Material de apoio > Romantismo

Demais autores do Romantismo

Embora menos expressivos quando se trata do cânone literário brasileiro, os autores a seguir são importantes pois também contribuíram para a produção literária do período. São eles:

Bernardo Guimarães

Seu livro mais conhecido é A escrava Isaura (1875), romance com pretensões abolicionistas que conta a história de Isaura, uma escrava branca, nobre e educada que é perseguida por Leôncio, seu senhor, um homem marcado pelos vícios sociais. A moça é salva pelo herói Álvaro, que a retira das garras do vilão.


Bernardo Guimarães (1827 - 1884)

Embora aborde a temática escravista, o romance mostra uma ideologia patriarcal, ao retratar uma escrava branca e que segue a educação dos moldes da elite. A questão dos escravos aparece de maneira superficial, não revelando a verdadeira condição dos negros que eram submetidos ao sistema social escravista.

Escreveu também outros romances, como O Seminarista (1872) e O Garimpeiro (1872).

Como referenciar: "Bernardo Guimarães" em Só Literatura. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 20/01/2019 às 23:35. Disponível na Internet em http://www.soliteratura.com.br/romantismo/romantismo19.php