Você está em Material de apoio > Literatura Portuguesa

Literatura Portuguesa

Introdução

As letras de Portugal moldaram e exerceram influência direta nas produções literárias brasileiras, devido à condição do Brasil de colônia portuguesa.

Além disso, segundo críticos literários, é só a partir do Romantismo, no século XIX, que houve uma preocupação dos brasileiros com uma literatura nacional. 

As primeiras produções literárias portuguesas remontam aos escritos em galego na Idade Média. Chamado de Trovadorismo, o período literário se estende de 1189 até 1434. As produções do período refletem o contexto histórico em Portugal: as Cruzadas em busca de riqueza, a luta por territórios contra os mouros, o feudalismo e seu poder descentralizado, o teocentrismo e a influência do clero na vida cultural.

As produções literárias eram as cantigas, isto é, textos poéticos acompanhados de música. Os dois tipos de cantigas predominantes eram as cantigas líricas (divididas em cantigas de amor e cantigas de amigo) e as cantigas satíricas (divididas em cantigas de escárnio e cantigas de maldizer).


A Batalha de Aljubarrota, do artista francês Jean de Wavrin, uma das batalhas mais importantes de Portugal na Idade Média.

Foi durante o Renascimento que surgiram dois de seus principais escritores: Gil Vicente, autor de diversas peças de teatro, e Luís Vaz de Camões, autor de Os Lusíadas, verdadeira obra-prima da língua portuguesa. Nessa época Portugal viveu sua era de ouro, do mercantilismo e da expansão marítima, conquistando territórios ao redor do mundo.

Como referenciar: "Literatura Portuguesa" em Só Literatura. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 16/07/2019 às 07:26. Disponível na Internet em http://www.soliteratura.com.br/portuguesa/