Você está em Material de apoio > Realismo

Principais obras de Machado de Assis

As obras de Machado de Assis são divididas em duas fases: a fase romântica (ou de amadurecimento) e a fase realista (ou de maturidade).

Na primeira fase, o escritor ainda apresenta características do período romântico; na segunda, considera-se dentro do novo movimento literário realista. 

Com relação à poesia, na primeira fase, seus poemas de temática amorosa não apresentam preocupações formais, mas uma linguagem bastante trabalhada. Há também a poesia de temática nacionalista, inspirada por Gonçalves Dias, principalmente as contidas no livro América.

Na segunda fase, sua poesia é considerada parnasianista. A poesia produzida no período realista é enquadrada no Parnasianismo, isto é, há uma preocupação tanto com a forma quanto com a linguagem utilizada.

Com relação à prosa, Machado de Assis não apenas inaugura o Realismo no Brasil, mas também sua segunda fase literária com Memórias Póstumas de Brás Cubas. A partir de então, seus escritos são permeados por análises psicológicas dos personagens, análise da sociedade e crítica aos ideais românticos.

Além disso, há uma mudança formal, com frases e capítulos curtos, e a utilização do recurso de diálogo com o leitor. Antes disso, seus trabalhos em prosa da primeira fase foram considerados (pelo próprio escritor) ingênuos e romanescos. 

Estudaremos a seguir um pouco mais sobre alguns de seus romances mais importantes:

memorias-postumas    

Como referenciar: "Obras de Machado de Assis" em Só Literatura. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 19/04/2024 às 15:05. Disponível na Internet em http://www.soliteratura.com.br/realismo/realismo06.php