Você está em Material de apoio > Romantismo

Poesia no Romantismo

Primeira metade do século XIX

As primeiras manifestações do período romântico aconteceram em forma de poesia. Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães inaugura o movimento romântico no Brasil, no ano de 1836.

Além disso, diversos outros autores desenvolveram suas temáticas por meio da poesia, o que permitiu aos críticos agruparem as manifestações literárias do gênero em três principais gerações.

Primeira geração romântica: nacionalista ou indianista

Nessa geração, os temas principais giram em torno da nova pátria, com menções ao passado histórico do país. Também estão presentes temas como a exaltação do índio, considerado o herói nacional por excelência, que deu nome à geração.

O mito do bom selvagem, do filósofo Rousseau é aqui traduzido na figura do índio que, além de valente e defensor da sua terra, é livre e incorruptível. Seus principais autores são:

Gonçalves de Magalhães
Gonçalves Dias
Araújo Porto-Alegre.

Como referenciar: "Primeira geração romântica: nacionalista ou indianista" em Só Literatura. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 21/01/2019 às 00:18. Disponível na Internet em http://www.soliteratura.com.br/romantismo/romantismo02.php