Você está em Ajuda > Glossário

Glossário

A

Ambiente

É um dos elementos da narrativa. O ambiente é o cenário onde as ações presentes no enredo desenvolvem, é também onde circulam os personagens. O movimento literário naturalista é conhecido por desenvolver o ambiente de seus romances ao estabelecer que os personagens são determinados pelo meio, pelo momento e pela raça nos quais estão inseridos. Como exemplo de romance naturalista brasileiro em que o ambiente (o meio) é fundamental na trama, citamos O Cortiço (1890), de Aluísio Azevedo.

Arcadismo

Também conhecido como Setecentismo e Neoclacissimo, o Arcadismo é uma escola literária surgida na metade do século XVIII, concomitantemente com o chamado Século das Luzes, cunhado em função das ideias presentes no Iluminismo, e da Revolução Burguesa. Logo, a influência francesa é predominante no período. Seu nome faz referência à região da Arcádia, na Grécia Antiga, posteriormente transformada em um lugar imaginário onde predominavam a simplicidade, a felicidade e a vida pastoril juntamente à natureza idílica.

No Brasil, o movimento também é conhecido como Escola Mineira, por ter se desenvolvido na região das Minas Gerais cuja cidade Vila Rica (atual Ouro Preto) é palco das principais acontecimentos históricos da época envolvendo os literatos, dentre eles a Inconfidência Mineira.

Há um retorno à estética clássica juntamente com a adoração da natureza, o que faz com que seus autores idealizem uma vida no campo, longe do ambiente urbano, e criem pseudônimos pastoris inspirados na mitologia Greco-romana. Tem como principais características os versos em forma de soneto, versos decassílabos, a rima optativa e o estilo épico. Além disso, há a retomada do classicismo e do renascimento, da mitologia pagã, além do uso de expressões em latim que caracterizam a poesia bucólica.

Referência: NICOLA, José de. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Editora Scipione, 2001.

Autor

Num primeiro momento, diz-se que o autor é a fonte criativa e individual de determinado texto escrito. Porém, essa definição sofreu diversas contestações ao longo do tempo, pois o fato de um escritor produzir determinado texto escrito não garante autoridade para a interpretação do mesmo. Em outras palavras, ideias como a do "o que o autor quis dizer?" são armadilhas para a literatura, pois há diversas maneiras de ler e interpretar um texto, e não uma única e definitiva. Já determinados aspectos biográficos do autor podem produzir algumas chaves de interpretação de leitura como, por exemplo, quando se analisa o contexto social em que o autor estava inserido, seu gênero, sua classe social, seu ponto de vista político etc.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Como referenciar: "Glossário - A" em Só Literatura. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2024. Consultado em 25/04/2024 às 06:04. Disponível na Internet em http://www.soliteratura.com.br/glossario/glossarioA.php