Glossário
G
Gêneros Literários
É a forma de classificação dos textos literários de acordo com as características formais de cada produção. Desde a Antiguidade, há a tentativa de classificação e denominação das "espécies" literárias, logo, os gêneros são uma tentativa de organizar os textos de acordo com as especificidades de cada um.
Segundo a classificação feita por Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.), na Antiguidade, quando a literatura era basicamente em forma de poesia, a literatura pode ser enquadrada em três gêneros literários: o lírico, o dramático e o épico.
O gênero lírico diz respeito ao mundo subjetivo do poeta e como ele se porta frente aos mistérios da vida.
O gênero dramático é aquele em que os atores representam diversos acontecimentos do dia a dia, imitando as relações e os conflitos humanos. Diferentemente da comédia, o drama retratava em seu enredo fatos acontecidos nas classes mais altas da sociedade grega. Já a comédia estava destinada a entreter as classes baixas, retratando-as em seus enredos e consistindo no público principal de suas encenações.
O gênero épico trata das narrativas de fundo histórico, que retratam grandes feitos ou ideais de um povo. O gênero se caracteriza pela objetividade com a qual os fatos são narrados pois, nesse gênero o narrador é alguém que vê os acontecimentos "de fora".
Há, ainda, uma variação do gênero épico, o gênero narrativo, que abrigaria, em forma de prosa, o romance, o conto, a novela, a crônica e a fábula. Isso deve-se à evolução da literatura, que passou a desenvolver novas formas de narrar, e não apenas à poesia. Assim, novos gêneros foram incorporados aos estudos de literatura, como o romance, gênero escrito em prosa e que mudou a configuração da narrativa a partir, principalmente, do século XIX quando os jornais passaram a ser publicados em grandes tiragens e quando a literatura passou a ser um bem acessível às mais diversas classes na Europa.