Glossário
H
Humanismo
Conjunto de ideias e pensamentos em que o homem é visto como o centro e a medida de todas as coisas, que defende o valor dos seres humanos. Esse pensamento incorporou o antropocentrismo no Renascimento, no século XVI, substituindo a visão teocêntrica (Deus como centro de todas as coisas) presente na Idade Média. Além disso, o Humanismo se caracterizou como movimento de resgate de obras clássicas (Greco-romanas) e nutria especial interesse por civilizações pré-cristãs.
Humanismo e Renascimento estão intimamente ligados e estão refletidos na Literatura Ocidental. Não por acaso, é nessa época que surgem os principais autores das chamadas línguas modernas, criando novos espaços entre as obras influenciadas pela religião dos períodos anteriores: Luis Vaz de Camões, em Portugal; Miguel de Cervantes, na Espanha; William Shakespeare, na Inglaterra; Dante Alighieri, na Itália.
No século XX, a filosofia se encarregou de associar o humanismo àquele que defende a autonomia da ação individual em relação às escolhas morais e políticas ou alguém que adere à visão segundo a qual a subjetividade humana é a fonte de significado no uso da linguagem (EDGAR et al.).
Referência:
EDGAR, Andrew. SEDGWICK, Peter. Humanismo. In: Teoria Cultural de A a Z. Tradução de Marcelo Rollenberg. São Paulo: Contexto, 2008.