Você está em Ajuda > Glossário

Glossário

D

Denotação

Propriedade semântica em que o nome se refere imediatamente ao objeto indicado. É também a maneira de usar o sentido literal das palavras, isto é, de usar o sentido imediato de maneira objetiva, referindo-se à realidade imediata. As palavras utilizadas na linguagem denotativa têm o objetivo de informar, de esclarecer como, por exemplo, a utilizada em manuais de instrução e bulas de remédio.

Discurso

Há dois significados recorrentes para o termo discurso. Um deles é a fala dirigida a um público específico e o outro, proveniente da Linguística, significa a forma como os elementos linguisticos estão unidos para constituir uma estrutura de significado maior que a soma das suas partes. De acordo com EDGAR e SEDGWICK (2008), "discursos são concebidos como modos significativos de organizar sistematicamente a experiência humana do mundo social em linguagem e, consequentemente, constituir modos de conhecimento." Por isso que se diz que as diversas instituições e organizações sociais possuem "formas de falar sobre o mundo", o que caracteriza um discurso.

Referência:

EDGAR, Andrew. SEDGWICK, Peter. Discurso. In: Teoria Cultural de A a Z. Tradução de Marcelo Rollenberg. São Paulo: Contexto, 2008.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Como referenciar: "Glossário - D" em Só Literatura. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 18/04/2019 às 18:20. Disponível na Internet em http://www.soliteratura.com.br/glossario/glossarioD.php