Você está em Ajuda > Glossário

Glossário

L

Licença Poética

Diz-se que o autor possui "licença poética" para justificar o uso de erros de gramática, ortografia e demais informações incorretas que podem ser utilizados pelo poeta ou escritor em geral. Também é considerada licença poética quando se utiliza palavrões ou figuras de linguagem de modo inapropriado. Essa propriedade assegura a liberdade de criação literária e, em alguns casos, pode ser vista como uma atitude subversiva com relação aos modelos tradicionais de escrita.

Lírico (Gênero)

Segundo Aristóteles, a literatura é dividida em três grandes gêneros: lírico, épico e dramático. O gênero lírico, então, é aquele em que o autor expressa seu "eu literário", isto é, seus sentimentos e emoções, sua subjetividade, por meio da poesia. Veja mais em Gêneros Literários.

Literariedade

De acordo com um grupo de teóricos denominado formalistas russos, a literariedade é uma propriedade do texto que o caracteriza como literário, diferenciando-o do texto não literário. No entanto, não se pode afirmar com precisão o que é a literariedade, pois ela depende de outros fatores (como, por exemplo, o momento histórico em que se encontra determinada obra) para que cada época decida o quais são seus critérios literários.

Livro

É o meio físico mais tradicional por onde a literatura se torna acessível. Pode ser encontrado de diversos tamanhos e o texto impresso nos mais diversos tipos de papel. Nos dias de hoje, com a internet, é possível encontrar muitos escritores que publicam inicialmente seus textos em meio virtual. No entanto, a publicação em meio físico ainda é a mais reconhecida e mais comum.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Como referenciar: "Glossário - L" em Só Literatura. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2019. Consultado em 16/07/2019 às 07:15. Disponível na Internet em http://www.soliteratura.com.br/glossario/glossarioL.php